TDPM: o que você precisa saber!

Você já ouviu falar em TDPM? Sabe o que essa sigla significa? Apesar do nome ser confundido facilmente com a conhecida TPM, o "D" aí no meio faz toda a diferença. O adjetivo disfórico foi inserido por remeter ao mal-estar ou à depressão, que é o oposto do estado de euforia. Ou seja, o significado de TDPM é Transtorno Disfórico Pré-Menstrual. Mas o que será que isso significa? Basta continuar lendo esse artigo que preparei para entender todos os detalhes dessa condição e se você se enquadra entre as pessoas que apresentam os sintomas pertencentes a ela.

➜ O QUE CAUSA OS DISTÚRBIOS PRÉ-MENSTRUAIS?

Os níveis dos hormônios reprodutivos femininos, que são o estrogênio e a progesterona, costumam oscilar durante o ciclo menstrual de todas as mulheres. Essas variações hormonais podem afetar os níveis de substâncias químicas do cérebro, os neurotransmissores, que têm um papel importante na regulação do humor, com destaque para a serotonina.

Mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual ou transtorno disfórico pré-menstrual são mais sensíveis aos efeitos desses hormônios. Ainda não está claro o que causa essa sensibilidade. Alguns estudos sugerem que a predisposição genética contribui.

➜ O QUE DIFERENCIA TPM DO TDPM:

A Tensão Pré-Menstrual, como conhecemos, traz dor de cabeça, inchaço e cansaço. Ela é mais física e seus sintomas são menos graves do que os do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual. Já o TDPM foi definido como um tipo de depressão cíclica, que surge quase todos os meses no período que antecede a menstruação. Ele se confunde com a TPM por incidir na mesma época e por também decorrer de uma baixa de estrogênio, o hormônio feminino. No entanto, o quadro é mais emocional, cursando com irritabilidade, tristeza, isolamento e muita indisposição. A paciente fica de tal modo alterada que é comum precisar se afastar do trabalho por dias. De 3 a 8% das mulheres sofrem com TDPM. E, claro, algumas delas podem apresentar TPM em paralelo.

Lembrando que, para fazer o diagnóstico de qualquer um desses distúrbios pré-menstruais, o médico precisará descartar outras condições que podem causar sintomas semelhantes, tais como:

• Transtornos de Ansiedade;
  • Depressão;
  • Endometriose;
  • Problemas da Tireoide.

Se possível, procure registrar seus sintomas por pelo menos dois meses antes da consulta. Anote também os dias em que menstruou em cada mês.

➜ COMO É O TRATAMENTO:

O principal foco do tratamento do TDPM é o alívio dos sintomas. Por isso, é fundamental procurar o auxílio de um médico. Só ele pode fazer uma avaliação adequada e indicar a melhor forma de tratar, avaliando as características de cada caso. NUNCA SE AUTOMEDIQUE. As principais abordagens para o gerenciamento desses distúrbios são:

• Mudança no estilo de vida: Adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente, pode ser útil para aliviar os sintomas pré-menstruais. Considere também algumas práticas que trabalhem mente e corpo, como ioga ou meditação, para reduzir o estresse.

• Medicamentos: Dependendo da gravidade dos seus sintomas, o médico pode prescrever um ou mais tipos de medicamento. O tratamento farmacológico pode incluir:

• Antidepressivos;
  • Pílulas Anticoncepcionais;
  • Analgésicos.

Se você suspeita de que sua TPM é muito forte ou que seu emocional fica muito abalado nessa época, busque auxílio médico. Essa é uma condição séria e que precisa ser tratada!