Novidades

6 maneiras de tratar a incontinência urinária

No Brasil, estima-se que 5% das pessoas sofrem com perdas involuntárias de urina. Mesmo pequenos escapes já caracterizam incontinência urinária. E o grande problema é que, por vezes, por vergonha ou falta de informação, as pessoas não buscam tratamento, o que prejudica sua qualidade de vida. Mas a incontinência é uma condição tratável e, mesmo nos casos mais graves, é possível conviver melhor com ela.


Neste texto, falarei mais sobre o tema e sobre quais maneiras tratar a incontinência urinária. Acompanhe!


Este artigo está dividido nos seguintes tópicos: 


  • Mudança de hábitos pode ajudar
  • Fisioterapia pélvica 
  • Tratamento cirúrgico
  • Medicamentos
  • Laser íntimo
  • Cadeira Emcella



A incontinência urinária atinge homens e mulheres, mas é muito mais frequente no sexo feminino. Existem dois tipos principais de incontinência: a incontinência urinária por esforço, que é a perda urinária que ocorre quando a pessoa ri, tosse, espirra ou faz algum tipo de esforço físico, e a incontinência urinária de urgência, caracterizada pela vontade súbita de urinar, de forma que a pessoa pode perder urina antes de chegar ao banheiro. 


Confira abaixo, os tratamentos mais utilizados:


Mudança de hábitos pode ajudar

Nos casos leves de incontinência urinária de urgência, algumas mudanças de hábito podem amenizar a perda urinária, como reduzir o consumo de café e chás pretos, programar mais idas ao banheiro e controlar a ingestão de líquidos ingeridos durante o dia, por exemplo. Essas ações diminuem a quantidade de urina na bexiga, o que ajuda a reduzir os escapes. Mas, atenção: não deixe de beber água. Sem líquidos, a urina fica mais concentrada.

Parar de fumar, controlar o sobrepeso e evitar exercícios de alto impacto também são ações que podem amenizar a condição.


Fisioterapia pélvica

A fisioterapia pélvica é uma opção muito usada para minimizar as perdas urinárias e melhorar a qualidade de vida.  A fisioterapia promove uma espécie de reabilitação do assoalho pélvico através de exercícios específicos passados por um fisioterapeuta que ajudam a pessoa a controlar melhor a bexiga. Mas é importante que os exercícios sejam feitos com constância para que se alcance o resultado esperado.

 

Essa forma de tratamento é mais indicada para incontinência urinária de urgência, mas também pode ajudar nos casos leves de incontinência urinária por esforço.



Cirúrgico

Em alguns casos de incontinência urinária por esforço, o tratamento cirúrgico pode estar indicado. Um dos procedimentos mais comuns em mulheres é a cirurgia de sling, em que se coloca uma faixa que funciona como uma tipoia, dando suporte à uretra. A cirurgia busca fortalecer a região, aumentando a resistência da uretra e evitando as perdas urinárias.


A recuperação após a cirurgia para correção de incontinência urinária é relativamente rápida e indolor. Na maioria dos casos o período de internação é de 1 a 2 dias. Os principais cuidados pós-operatórios consistem em não realizar esforços físicos e abstinência sexual por cerca de 30 a 45 dias. 



Medicamentos

Nesse caso, são utilizados remédios que auxiliam no controle da bexiga. Existem dois tipos principais de medicamentos: os anticolinérgicos e os agonistas beta-3 adrenérgicos. Basicamente, essas drogas fazem com que a bexiga com atividade aumentada (hiperatividade) fique mais estável, facilitando, assim, a retomada da continência urinária. O tratamento medicamentoso é usado principalmente nos casos de bexiga hiperativa (que levam à incontinência urinária de urgência).


Em alguns casos, para um melhor resultado, pode-se associar o uso de medicamentos à prática de exercícios para reforçar a musculatura do assoalho pélvico.



Laser íntimo 

Um dos tratamentos mais modernos no combate à incontinência urinária é o laser íntimo. O método consiste na aplicação de um equipamento parecido com o ultrassom transvaginal que emite ondas de laser em toda a parede vaginal. Isso faz com que haja um aumento da produção de colágeno e elastina pela parede vaginal, melhorando a sustentação da uretra e consequentemente ajudando na melhora da incontinência urinária.

 

A aplicação do laser é rápida, indolor, sem sangramento e, imediatamente, a paciente retorna às atividades normais. 


Além de reabilitar as estruturas do assoalho pélvico, outra vantagem do laser íntimo é o baixo índice de complicações, além da melhora do desempenho sexual da mulher.



Cadeira Emcella

Emsella é uma tecnologia inovadora voltada para a incontinência urinária e o desconforto íntimo. Trata-se de um aparelho em formato de cadeira que funciona estimulando a musculatura do assoalho pélvico e da bexiga. 

 

Ele emite energia eletromagnética por meio da tecnologia Hifem (Hight-Intensity Focused Eletromagnetic), que induz a milhares de contrações musculares do assoalho pélvico, ajudando a reeducar a musculatura da região.

O procedimento é confortável, minimamente invasivo e indolor, permitindo que a paciente retorne às suas atividades normais no mesmo dia, sem necessidade de internação.

Está indicado para o tratamento da incontinência urinária de esforço, urgência e mista.


Lembre que a perda urinária não é motivo de vergonha e nem deve impedir a pessoa de realizar suas atividades cotidianas. Se você sofre com o problema, procure um médico especialista. Exponha as suas principais dúvidas e sentimentos. Juntos, médico e paciente podem chegar à melhor forma de tratamento. Conte comigo para isso!


Endereço Medplex Santana Torre Norte
Rua Gomes Jardim, 201, sala 505
Santana - Porto Alegre, RS

Telefone (51) 3392.0240