Novidades

Perineoplastia: o que é e quais são os cuidados

A laceração da musculatura da vagina é um problema que atinge muitas mulheres e que geralmente é proveniente de partos normais realizados de forma consecutiva. Nesses casos, as mulheres podem recorrer a uma intervenção cirúrgica chamada perineoplastia que tem como objetivo reconstituir os músculos da região íntima feminina e também evitar males decorrentes do problema, como por exemplo a incontinência urinária.

A laceração da musculatura da vagina pode trazer diversas complicações para a vida da mulher, entre elas a disfunção sexual, problemas na autoestima e no bem estar em geral. Mulheres com essa condição podem, inclusive, liberar urina durante a realização de esforços físicos, além de perderem a sensibilidade durante a relação sexual, o que pode dificultar o orgasmo. O envelhecimento natural também é um fator que pode contribuir para o surgimento do problema. 

No entanto, a Perineoplastia,  procedimento cirúrgico voltado para a correção plástica do períneo, consegue fazer com que o músculo volte a exercer suas funções normais.

Quer saber um pouco mais sobre essa operação e descobrir para quais casos ela é indicada? Então acompanhe o artigo completo e fique por dentro do assunto.

Aqui irei abordar os seguintes tópicos:

Perineoplastia: o que é e quando é indicada

Como a Perineoplastia é realizada

Quais são os sinais de necessidade de perineoplastia?

Qual o tempo de recuperação?

A operação apresenta riscos à paciente? 

Boa leitura! 

Perineoplastia: o que é e quando é indicada

A perineoplastia trata-se de uma cirurgia plástica bastante simples e sem muitas complicações.  Como o próprio nome já sugere, esse procedimento busca fazer a correção do períneo, região que fica entre o ânus e a vagina que serve de sustentação para todos os órgãos pélvicos. A perineoplastia tem ganhado cada vez mais importância no cenário mundial, visto que além dos benefícios estéticos, essa cirurgia plástica ainda oferece vantagens funcionais.

Isso é possível a partir de técnicas cirúrgicas que conseguem reconstruir e apertar os músculos da região. 

Como a Perineoplastia é realizada

Dias antes de realizar a cirurgia, a paciente deve praticar exercícios fisioterápicos que visam fortalecer a musculatura pélvica;

Aproximadamente quatro dias antes do procedimento, é preciso que a paciente redobre os seus cuidados com a alimentação, mantendo uma dieta leve, pobre em fibras;

Um dia antes da cirurgia a paciente precisa realizar o esvaziamento intestinal mediante o uso de laxantes;

Momentos antes do procedimento, é necessário que a mulher limpe a região íntima utilizando sabonete antisséptico.

Para a cirurgia, é necessário anestesia com sedação. Durante o procedimento o cirurgião faz a remoção de uma parte da mucosa vaginal e o fechamento a partir da reconstrução da musculatura perineal. A cirurgia tem duração em média de aproximadamente 50 minutos e quando bem sucedida, dispensa a necessidade de internação por parte da paciente, que normalmente pode voltar para casa após terminados os efeitos da anestesia.

Quais são os sinais de necessidade de perineoplastia?

Nem todas as mulheres que passaram por um parto normal apresentam a necessidade de fazer uma plástica corretora do períneo. No entanto, se a mulher apresentar incontinência urinária e não melhorar mesmo com o uso de tratamentos, tiver a sensação de “vagina frouxa”, e tiver a sua sensibilidade durante a relação sexual reduzida, possivelmente ela só vai conseguir solucionar tais problemas com a ajuda de uma intervenção cirúrgica.

Dentre outras disfunções que podem ser corrigidas através da cirurgia de perineoplastia, ainda podemos destacar: 

  • Queda da libido e do prazer sexual, 
  • Incontinência urinária;
  • Incontinência fecal;
  • Dores na região 

Mulheres que não tiveram filhos por via vaginal ou que apresentam obesidade, eventualmente também podem necessitar de uma perineoplastia. 

Qual o tempo de recuperação?

Conforme mencionamos anteriormente, a perineoplastia trata-se de uma cirurgia bastante simples realizada em ambiente hospitalar que permite alta no mesmo dia.

No que diz respeito ao tempo de recuperação, o período é de aproximadamente 45 dias. Passado esse período, a mulher já pode retomar a sua rotina normal assim como as suas atividades sexuais.

Com relação ao pós-operatório ainda podemos destacar que:

  • A cicatriz geralmente é interna e fica pouco visível; 
  • Os pontos são absorvíveis, não havendo a necessidade de fazer a remoção dos mesmos;
  • A paciente deve dar preferência ao uso de roupas íntimas folgadas;
  • Os exercícios físicos devem ser evitados durante 30 dias após a cirurgia;
  • A paciente deve usar absorvente vaginal externo;
  • Manter relações sexuais somente após o 45º dia.

Assim que a paciente recebe a alta hospitalar, recomenda-se muito cuidado com a higiene local, que deve ser feita regularmente com água e sabonete neutro. Além disso, produtos antisépticos e aplicação de compressas frias logo após o procedimento também podem ajudar. A paciente deve dar preferência ao uso de roupas leves e ter bastante cuidado ao sentar. 

A operação apresenta riscos à paciente? 

A cirurgia de perineoplastia é muito segura e apresenta excelentes resultados. No entanto, assim como qualquer outra operação, também envolve alguns riscos de complicações, como por exemplo sangramento e infecções. Em alguns casos, a paciente ainda pode vir a apresentar prisão de ventre por algum tempo após o procedimento. Nesse ponto vale a pena reforçar que qualquer alteração precisa ser informada ao médico responsável, principalmente se a paciente apresentar sintomas como dor, febre intensa, corrimento com odor ou hemorragia. E para reduzir ainda mais as chances de qualquer problema, é de extrema importância que os cuidados cirúrgicos que foram indicados pelo médico sejam seguidos à risca.

Consulte profissionais especializados


Se você apresenta alguma das disfunções apresentadas acima, busque orientação de um profissional especializado. Para isso, conte comigo!



Dra. Renata Volcan Almeida 


Ginecologista



Endereço Medplex Santana Torre Norte
Rua Gomes Jardim, 201, sala 505
Santana - Porto Alegre, RS

Telefone (51) 3392.0240