Novidades

Ciclo menstrual regular X irregular: quais são as principais diferenças?

Apesar de ter uma duração de aproximadamente 30 dias, cada ciclo menstrual possui um ritmo diferente e varia bastante de pessoa para pessoa. Há quem tenha a menstruação nos mesmos dias todos os meses, mas também existem mulheres que sangram bem depois ou até mesmo muito antes do que era esperado. Com isso em mente, é importante ter a consciência de que o ciclo menstrual da sua amiga dificilmente será igual ao seu. Na verdade, ciclos menstruais irregulares são mais comuns do que você imagina. 


E é sobre isso que vamos falar hoje. Se você deseja entender um pouco mais sobre as principais diferenças entre o ciclo menstrual regular e irregular, continue acompanhando o nosso artigo!


Um ciclo regular é dividido em três fases: fase folicular, que tem início no primeiro dia da menstruação e tem duração aproximada de 12 dias; fase ovulatória, momento em que ocorre a ovulação; e fase lútea, que se inicia logo após a fase ovulatória. Quando não há fertilização do óvulo, o útero começa a se preparar para a menstruação seguinte.


Ter um ciclo irregular é muito comum entre meninas cuja menstruação começou há poucos anos, uma vez que o organismo leva um tempo para regularizá-la. Nesse ponto, é importante salientar que “irregular” é subjetivo, visto que ciclos irregulares são aqueles menores que 25 dias, maiores que 35 ou, ainda, quando a mulher fica alguns meses sem apresentar menstruação. 


Por que ciclos menstruais irregulares ocorrem?

Confira a seguir alguns dos principais motivos pelos quais os ciclos podem se tornar irregulares. 


Fases da vida 

Após a menarca (período marcado pelos 3 anos depois do início da menstruação)

Perimenopausa

O período pós-parto 

Amamentação

Abortos recorrentes (conhecidos ou desconhecidos) 


Ciclos de sono

Trabalho por turnos ou em horários noturnos

Perturbações do sono

Viagens de longa distância ou Jet lag  


Mudanças físicas e/ou emocionais

Estresse crônico

Exercício físico intenso 

Uso de drogas

Mudanças rápidas de peso

Distúrbios alimentares (comportamentos compulsivos alimentares, consumo insuficiente de calorias)

Uso de alguns medicamentos 


Condições de saúde que podem causar ciclos irregulares

Síndrome dos Ovários Policísticos

Distúrbio da tireoide (hipotiroidismo, hipertiroidismo)

Diabetes sem acompanhamento


Um ciclo menstrual regular é definido como aquele que dura entre entre 25 e 38 dias. 


Se você está em dúvida se o seu ciclo é realmente irregular ou não sabe fazer as contas de qual é a sua duração, uma boa alternativa é baixar um aplicativo de calendário menstrual. Através de sua plataforma é possível fazer esse cálculo em conformidade com os dados das suas últimas menstruações. 


Converse com um profissional da saúde

Conforme foi possível observar anteriormente, diversos fatores podem desencadear um ciclo irregular, dependendo da faixa etária de cada mulher. E para que seja possível tornar o ciclo mais regular, é recomendado que seja realizado uma série de exames para identificar com precisão as causas do problema, como a ultrassonografia pélvica ou transvaginal, dosagens hormonais e bioquímicas no sangue. Com isso, é possível obter uma confirmação de diagnóstico e, posteriormente, buscar o tratamento adequado. 


Se você sofre com um ciclo menstrual irregular, porém, não faz muito tempo desde que começou a menstruar, fique tranquila! Em algum tempo o corpo tende a regularizar o seu ciclo de forma natural. Variações de três a quatro dias dentro do ciclo também são perfeitamente normais e isso não significa que o seu ciclo é irregular. Pelo contrário. Na verdade, dificilmente uma mulher menstrua todo mês no dia 20. Pode ser que aconteça no dia 18 ou no dia 23. Ainda assim, este ciclo é considerado regular. Agora, a partir do momento em que a menstruação fica um mês sem vir e depois apresenta um fluxo intenso, é hora de dar uma maior atenção a este ciclo – no entanto, vale ressaltar que o uso de métodos contraceptivos também podem influenciar neste aspecto.


Na dúvida, não deixe de buscar o acompanhamento de um ginecologista a partir da menarca. Lembre-se, ciclos continuamente irregulares podem trazer ou indicar um sério impacto na saúde a curto e a longo prazo.


Sendo assim, esteja sempre atenta a todos os possíveis sinais e problemas para que estes possam ser diagnosticados e tratados o quanto antes.


Consulte profissionais especializados


Se você possui um ciclo menstrual irregular, busque orientação de um profissional especializado. Para isso, conte comigo!


Dra. Renata Volcan Almeida 

Ginecologista



Endereço Medplex Santana Torre Norte
Rua Gomes Jardim, 201, sala 505
Santana - Porto Alegre, RS

Telefone (51) 3392.0240