Colocação de DIU

Colocação de DIU

O DIU (Dispositivo Intra Uterino) é um mecanismo em forma de T ou Y inserido dentro do útero como método contraceptivo. É considerado um dos recursos mais seguros e eficazes para evitar uma gestação. 

São considerados métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (Larcs – sigla em inglês para “Long-acting Reversible Contraception”) podendo durar entre 5 e 10 anos, dependendo do tipo.

Existem três tipos de DIU no mercado: o de cobre, o de prata e o hormonal (também conhecido como DIU Mirena). 

É importante ressaltar que a escolha do tipo de DIU para cada paciente precisa ser feita junto com um especialista e de forma individualizada. Os principais fatores que fazem parte dessa escolha estão relacionados às características do ciclo menstrual, como a duração do fluxo, a quantidade de sangramento e a presença ou não de cólicas menstruais. 


DIU de Cobre:

Essa é uma boa opção para as mulheres que não querem engravidar, mas também não querem usar hormônios como métodos contraceptivos. O DIU de Cobre trata-se de uma haste livre de hormônios, que libera pequenas quantidades de cobre dentro do útero, causando alterações no endométrio, no muco e na motilidade das tubas uterinas. 

Com esse método, ocorre uma reação inflamatória que não faz mal ao organismo, mas que torna o ambiente uterino hostil à fertilização. Ele é ideal para mulheres que apresentam sangramento leve na menstruação e não tem cólicas menstruais intensas. O DIU de cobre tem duração de 10 anos no corpo e pode ser inserido em consultório, no período menstrual, o que facilita muito o processo. Podendo ser retirado a qualquer momento, também em consultório, caso a mulher deseje gestar. 


DIU Hormonal:

Também conhecido como DIU Mirena, esse dispositivo contém o hormônio levonorgestrel em sua haste. Esse hormônio é liberado diariamente em pequenas quantidades dentro do útero e altera o muco cervical, o endométrio e também, eventualmente, causa a inibição da ovulação. Além de ser utilizado como método contraceptivo o Mirena pode ser indicado para tratar sangramento uterino anormal, endometriose e até mesmo para terapia hormonal.

O dispositivo dura um período de 5 anos e é altamente eficaz. Esse método apresenta poucas contraindicações podendo ser utilizado por quem nunca engravidou. A inserção do dispositivo pode ser feita em consultório, é um procedimento rápido e, em geral, bem tolerado, sem necessidade de anestesia. 


DIU de Prata: 

O DIU de Prata contém na verdade prata e cobre. O objetivo de associar a prata e o cobre seria reduzir a fragmentação do cobre no organismo (evento extremamente raro) e diminuir os efeitos colaterais causados pelo cobre (sangramentos e cólicas). No entanto, não existem evidências científicas que comprovem que há realmente redução destes efeitos. A inserção é igual ao DIU de cobre e sua duração é de 5 anos.

2024 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por E-Marketing.