Síndrome do Ovário Policístico: o que todas as mulheres deveriam saber

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é o distúrbio endócrino mais comum no período reprodutivo da mulher manifestando-se por aumento nos níveis de hormônios masculinos (hiperandrogenismo), irregularidade menstrual ou até mesmo ausência de menstruação e infertilidade.

Sua causa ainda não é totalmente esclarecida, a principal hipótese é que ela tenha uma origem genética, estando também relacionada com resistência à ação da insulina no organismo e a obesidade.

Estima-se que cerca de 10% das mulheres apresentem a síndrome dos ovários policísticos.

Diagnóstico

É considerado um diagnóstico de exclusão, ou seja, é preciso descartar outras causas de hiperandrogenismo e alterações menstruais.

São necessários a presença de 2 dos seguintes critérios:

Hiperandrogenismo clínico ou laboratorial, ou seja, a presença de aumento de pelos, oleosidade da pele e acne ou então níveis hormonais alterados em exames de sangue.

Irregularidade menstrual: Caracterizada por menstruações muito espaçadas ou até mesmo ausentes.

Presença de cistos ovarianos: Geralmente ocorre um aumento geral do volume do ovário e é necessário a presença de pelo menos 12 cistos de até 9mm. É preciso destacar que a presença isolada de cistos nos ovários não faz diagnóstico de SOP.

Tratamento

O principal tratamento para a SOP consiste em mudanças no estilo de vida com dieta adequada, atividade física e perda de peso quando necessário. Uma dieta com baixos níveis de carboidratos está muito associada a melhora dos sintomas associados a SOP, diminuição da resistência a insulina, melhora dos sinais de hiperandrogenismo e retorno dos ciclos menstruais normais.

O acompanhamento com equipe multidisciplinar se faz necessário, sendo importante avaliação com endocrinologista, nutricionista, educador físico e psicólogos.

Quando as mudanças de estilo de vida falham ou em pacientes obesas que já apresentam sinais clínicos de resistência a insulina como acantose nigricans (escurecimento das regiões de dobras) ou com histórico familiar de diabetes tipo II pode-se se fazer uso de medicações anti diabéticas.

Os anticoncepcionais orais ou injetáveis podem ser utilizados com o objetivo de regularizar  o ciclo menstrual. Podemos utilizar tantos pílulas somente de progesterona com pílulas combinadas (com estrogênio e progesterona). Cabe destacar que o uso de terapia anticoncepcional não melhora a resistência a insulina fator chave no desenvolvimento da síndrome.

Tratamento estéticos com vistas a melhora dos excesso de pelos e acne também podem ser indicados, sendo necessário acompanhamento com dermatologista. Para os casos de infertilidade medicações indutoras da ovulação podem ser utilizadas no tratamento.

Concluímos, então, que a SOP pode apresentar diversos sintomas sendo necessário acompanhamento multidisciplinar para um diagnóstico e tratamento adequado. Manter hábitos de vida saudável com uma dieta baixa em carboidratos e realização de atividades físicas são as principais estratégias para uma melhora dos seus sintomas.