Novidades

5 problemas ginecológicos mais comuns no verão


1. Corrimentos


Na verdade, nem todo corrimento é um sinal de que existe algo errado com a sua saúde, mas é importante ter cuidado. Deixar o biquíni molhado, ou até mesmo usar roupas sintéticas pode fazer com que os corrimentos se tornem mais recorrentes nessa época do ano.


Recomendo manter uma higiene adequada e evitar umidade prolongada na região íntima. Trocar os biquínis úmidos por secos, apostar em roupas mais leves e ventiladas, como saias e vestidos e, principalmente, buscar orientação médica sempre que notar algum incômodo ou sinal.

 

2. Candidíase


Um problema ginecológico que costuma aparecer bastante no verão é a candidíase. Apesar de não ser considerada uma IST, ela é causada por um fungo do gênero “cândida”, que pode ser transmitido através da relação sexual. A doença causa coceira e dores vaginais para urinar e no ato sexual, além de corrimento branco grumoso com odor cítrico.


É extremamente importante consultar o médico assim que você perceber algo errado para iniciar o tratamento o mais rápido possível, certo?


3. Tricomoníase


A tricomoníase é transmitida durante a relação sexual. Ela causa uma inflamação da vagina, acompanhada de corrimento cor amarelo-esverdeado com um odor desagradável e dores ao urinar. Se a doença não for tratada, pode suscitar em infertilidade. 


4. Vaginose bacteriana


É causada por uma bactéria e tem como principal sinal um corrimento amarelo ou branco-acinzentado com um odor forte (cheiro típico de peixe), que ainda piora durante relações sexuais ou período da menstruação.


5. Infecção urinária


A infecção urinária é um problema ainda muito comum entre as mulheres. Os principais sintomas são ardência ao fazer xixi (e excesso de vontade de urinar), além de urina com tom escuro e forte odor.




O que fazer para evitar esses problemas acima?


Recomendo algumas dicas que não podem ser esquecidas no verão. Vamos lá:


  • Evite usar calças apertadas, opte por vestidos e saias, além de calcinhas de algodão. Dormir sem calcinha é uma ótima pedida!


  • Faça sempre uma higiene íntima após o ato sexual, urinar e evacuar;


  • Troque com regularidade o absorvente durante a menstruação;


  • Para realizar higiene íntima prefira sabonetes neutros, com pouco cheiro ou sabonetes íntimos específicos, realize higiene apenas na região externa (vulva). Não devemos realizar duchas vaginais.


  • O uso regular e descuidado do papel higiênico pode causar irritação local;


  • Lave as roupas íntimas com água e sabão e tente secá-las ao sol. Não seque peças íntimas em ambientes fechados e úmidos como banheiros;


  • Não compartilhe sabonetes, peças íntimas e toalhas.


  • Use camisinha em todas as relações sexuais!


Consulte profissionais especializados


Lembre-se que sentir dor e desconforto não é normal! Então se você notar qualquer tipo de incômodo ou sintoma diferente do habitual, busque orientação de um profissional especializado. Conte comigo!


Renata Volcan Almeida, Ginecologista Porto Alegre

Dra. Renata Volcan Almeida 

Ginecologista

Endereço Medplex Santana Torre Norte
Rua Gomes Jardim, 201, sala 505
Santana - Porto Alegre, RS

Telefone (51) 3392.0240