O que é Endometriose?

A endometriose é uma doença crônica que pode ser desde assintomática como causar dor incapacitante na mulher e também infertilidade.

Na endometriose, fragmentos de tecido endometrial, que normalmente estão apenas no revestimento interno do útero (endométrio), se encontram fora do útero. Este tecido que está fora do útero responde aos hormônios e se prolifera durante o período menstrual causando a dor.

Existem várias teorias que tentam explicar o motivo deste tecido estar fora do útero, porém ainda não se sabe por que o tecido endometrial cresce para fora do útero.

Como a Endometriose pode ser descoberta?

O diagnóstico de endometriose muitas vezes é difícil e a paciente pode demorar algum tempo para iniciar um tratamento adequado.

Inicialmente devemos suspeitar de endometriose em pacientes que apresentam dor intensa no período menstrual e as vezes fora dele também. Pacientes que apresentam alterações intestinais e/ou urinárias durante a menstruação e aquelas com dor pélvica crônica e dor nas relações.

Os exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal e ressonância nuclear magnética de pelve são de extrema utilidade na investigação diagnóstica. Porém o diagnóstico de certeza apenas com a realização de uma videolaparoscopia. Assim é possível visualizar os focos de endometriose e também já realizar sua remoção.

Aproximadamente 6% a 10% das mulheres têm endometriose. Os medicamentos são administrados para aliviar a dor e para retardar o crescimento inapropriado do tecido.

Quais os sintomas da Endometriose?

O principal sintoma da endometriose é dor na região inferior do abdômen e na região pélvica (dor pélvica). Geralmente varia de intensidade durante o ciclo menstrual, ficando mais forte antes e durante a menstruação. É possível que ocorram irregularidades menstruais, tais como sangramento menstrual intenso e escapes antes da menstruação.

Os sintomas também variam dependendo do local onde o tecido endometrial se encontra. Possíveis sintomas de acordo com a localização:

? Intestino grosso: inchaço abdominal, dor durante as evacuações, diarreia ou constipação, sangramento retal durante a menstruação.

? Bexiga: dor acima do osso púbico, ao urinar, urina com sangue e uma necessidade frequente e urgente de urinar.

? Ovários: formação de uma massa cheia de sangue (endometrioma) que, por vezes, se rompe ou vaza, causando dor abdominal súbita e aguda.

O tecido endometrial ectópico e seu sangramento podem causar irritação dos tecidos próximos a ele. Assim, pode haver a formação de tecidos cicatriciais, às vezes na forma de faixas de tecido fibroso (aderências) entre as estruturas abdominais. O tecido endometrial ectópico e as aderências podem interferir no funcionamento dos órgãos.

O que pode ser feito?

Uma cirurgia pode ser realizada para remover o tecido endometrial que está fora do útero e, às vezes, para remover o útero e os ovários.

Os ovários e os ligamentos que sustentam o útero são locais onde o tecido endometrial ectópico costuma se desenvolver e, com menos frequência, ele se situa nas trompas de Falópio. Porém, às vezes o tecido endometrial ectópico também surge em outras regiões da pelve e do abdômen, ou, em casos raros, ele pode ser encontrado nas membranas que revestem os pulmões ou o coração.

Atenção! A remoção cirúrgica do tecido endometrial ectópico é apenas uma medida temporária. Depois que o tecido é retirado, a endometriose reaparece na maioria das mulheres, a menos que elas tomem medicamentos para inibir a ação dos ovários, ou que os ovários sejam removidos.

É possível tratar a endometriose e conquistar mais qualidade de vida!

Agende uma avaliação!

Dra. Renata Volcan Almeida | Ginecologia e Uroginecologia