A incontinência urinária é classificada como a perda involuntária de urina pela uretra. A incontinência urinária de esforço acontece durante manobras que aumentam a pressão abdominal, como tossir, espirrar, levantar peso ou até mesmo, pela mudança de posição.
Tratamento:
O tratamento inicial da incontinência urinária é conservador e inclui os exercícios de fisioterapia para os músculos do assoalho pélvico e mudanças no estilo de vida. Porém, quando o tratamento conservador falha, existe a possibilidade de realização de tratamento cirúrgico. Existem várias técnicas para correção de incontinência urinária, entre elas, as que usam faixa abaixo uretra, conhecidas como “slings”. Estas faixas podem ser sintéticas (polipropileno) ou com tecidos da própria paciente (aponeurose do músculo reto abdominal). São considerados procedimentos pouco invasivos e com ótimas taxas de sucesso.
Recuperação:
A recuperação após a cirurgia para correção de incontinência urinária é relativamente rápida e indolor. Na maioria dos casos o período de internação é de 1 a 2 dias. Os principais cuidados pós operatórios consistem em não realizar esforços físicos e abstinência sexual por cerca de 30 a 45 dias.